

Duração: 50 Horas
Prazo para conclusão do curso: 60 dias após início do curso.
Entidade Formadora: Edkid
Condições Gerais de Utilização
Política de privacidade
Objetivos gerais:
No final deste curso de formação, os formandos deverão ser capazes de:
- Compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante, etc.);
- Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais;
- Descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
- Compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos lhe são familiares (temas abordados na escola, no trabalho e nos momentos de lazer);
- Produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos que lhe são familiares ou de interesse pessoal;
- Descrever experiências e eventos, sonhos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.
Objetivos específicos da formação:
Ao longo do módulo de formação, os formandos desenvolverão as seguintes capacidades comunicativas:
- Utilizar fórmulas de delicadeza simples e correntes para se dirigir a alguém, cumprimentar pessoas, pedir licença, agradecer e desculpar-se, etc.;
- Distinguir elementos pertencentes aos registos formal e informal da língua;
- Fazer e responder a convites, aceitando ou recusando;
- Dar e solicitar informações de âmbito pessoal;
- Dar e solicitar informações sobre a família;
- Descrever sumariamente o local onde vive;
- Descrever a sua formação;
- Apresentar o seu percurso profissional;
- Responder a questões simples e reagir a declarações simples, numa entrevista;
- Descrever experiências e vivências pessoais (últimas férias, por exemplo);
- Referir as ações da sua rotina diária;
- Efetuar uma compra simples, indicando o que pretende e perguntar o preço;
- Efetuar transações simples em correios ou bancos;
- Pedir uma refeição;
- Obter informações sobre viagens e uso de transportes públicos;
- Situar e situar-se espacialmente;
- Obter informações simples e não especializadas num posto de turismo;
- Pedir às pessoas para repetir;
- Reconhecer o assunto principal de uma notícia objetiva na televisão, quando acompanhada por suporte visual;
- Combinar encontros;
- Discutir com outras pessoas o que fazer, onde ir e os preparativos necessários a fazer;
- Exprimir opiniões e sentimentos;
- Expressar acordo ou desacordo;
- Apresentar sugestões e/ou conselhos;
- Comparar objetos, lugares, pessoas e hábitos;
- Compreender cartas pessoais curtas e simples;
- Escrever cartas pessoais muito simples (para agradecer alguma coisa, pedir desculpas a alguém, etc.);
- Escrever, em termos simples, uma carta de apresentação com informações de carácter pessoal (família, escola, emprego, passatempos);
- Entender tipos elementares de cartas e faxes rotineiros (pedidos de informação, encomendas, confirmações, etc.) acerca de assuntos que lhe sejam familiares;
- Encontrar informação concreta em textos simples de uso corrente (anúncios, folhetos, ementas, horários, brochuras, etc.);
- Entender sinais e avisos em lugares públicos, tais como orientações, instruções, avisos de segurança;
- Descrever um acontecimento por escrito, em termos simples;
- Escrever textos simples sobre aspetos da sua vida diária (pessoas, lugares, emprego, escola, família, passatempos);
- Anotar mensagens simples;
- Utilizar palavras que indiquem a ordem cronológica de acontecimentos (primeiro, então, depois, mais tarde, etc.).
- Respeitar as regras de delicadeza mais importantes;
- Distinguir registos de língua formal e informal;
- Formular pedidos formal e informalmente;
- Pedir permissão formal e informalmente;
- Perguntar e responder sobre informações de carácter pessoal;
- Descrever experiências e acontecimentos;
- Descrever sonhos, desejos e ambições;
- Expressar sentimentos;
- Apresentar e justificar um projeto;
- Expressar e justificar opiniões;
- Exprimir concordância/discordância;
- Comentar a opinião dos outros;
- Compreender os pontos principais de programas de rádio e televisão;
- Seguir os pontos principais de uma discussão entre falantes nativos;
- Apresentar uma reclamação;
- Formular uma queixa;
- Devolver uma compra defeituosa;
- Procurar alojamento;
- Descrever uma casa;
- Contar uma história;
- Conduzir uma entrevista a partir de um inquérito preparado;
- Fornecer informações concretas numa entrevista ou consulta;
- Entender instruções escritas de utilização de equipamentos usados no quotidiano;
- Resumir um enredo de um filme ou de um livro;
- Compreender descrições de acontecimentos, sentimentos e desejos em cartas pessoais;
- Entender mensagens simples e cartas formais (comerciais ou oficiais);
- Escrever cartas pessoais ou relatos para descrever experiências ou impressões;
- Localizar informação em textos longos;
- Apreender as informações principais de artigos ou entrevistas da imprensa;
- Compreender o enredo de uma narrativa, distinguindo as principais personagens e o seu papel no contexto da obra;
- Apreender o significado de palavras ou expressões desconhecidas partindo do contexto sempre que o contexto lhe seja familiar;
- Responder a anúncios de emprego;
- Elaborar um curriculum vitae de forma resumida;
- Pedir informações detalhadas sobre um produto;
- Tomar notas durante uma conferência.
Conteúdos Programáticos:
- Saudações e fórmulas de despedida formais e informais;
- O alfabeto;
- Expressões de delicadeza nos contactos sociais (por exemplo: para pedir licença, agradecer, desculpar-se...);
- Nacionalidades e nomes de países e de algumas cidades;
- Morada;
- Profissões comuns;
- Passatempos/atividades de lazer e ocupação de tempos livres;
- Áreas de estudo/disciplinas;
- Expressões que permitam exprimir gostos e preferências;
- Expressões/ tempos verbais que permitam exprimir ações no passado e no presente;
- Dias da semana, meses, estações do ano e datas;
- Expressões de tempo;
- Expressões de frequência;
- Família: graus de parentesco;
- Descrição física e psicológica de pessoas;
- Cores;
- Vestuário;
- Partes do corpo humano;
- Números;
- Horas;
- Moeda e preços;
- Quantidades;
- Palavras e expressões que indiquem o tamanho;
- A comparação;
- Léxico relativo à casa: divisões e mobiliário;
- Alimentação: comida e bebidas;
- Rotinas diárias/ atividades quotidianas;
- Léxico relativo à cidade: locais da cidade;
- Transportes;
- Léxico relativo a indicações (dar uma direção): localização e orientação espacial;
- Expressões de lugar;
- Atividades de férias;
- Léxico relativo à compra de alguma coisa: ida a um restaurante, a um café, à farmácia ou a uma loja;
- Avisos e sinalizações comuns e locais públicos;
- Computador;
- Expressões usadas para propor um brinde;
- Expressões de delicadeza nos contactos sociais;
- Formas de pedir permissão;
- Casa;
- Tarefas domésticas;
- Família;
- Vida profissional: profissões/percurso profissional;
- Educação: percurso escolar, áreas de estudo, materiais escolares;
- Atividades de férias e de lazer/Viagens;
- Rotina diária/ Hábitos (ações frequentes em diversos momentos do dia);
- Saúde e desporto;
- Compras e vendas;
- Ida ao restaurante;
- Transportes;
- A cidade: espaços, serviços, organização, etc.;
- Avisos e sinalizações comuns e locais públicos;
- Direções/indicações;
- Cultura, cinema, música, livros;
- Descrição de lugares;
- Aparência/descrição de pessoas;
- Características psicológicas/ de personalidade;
- Pertences pessoais;
- Cumprimentos/felicitações para épocas festivas/dias especiais;
- Atendimento telefónico;
- Expressões que permitam referir gostos e preferências;
- Formas de apresentar sugestões e opiniões;
- Expressões de tempo e de frequência;
- A comparação.
Metodologia Formativa
Tutoria
Pré-requisitos
Metodologia de Avaliação
Certificação