Inglês Iniciação - Nível A2
Duração: 30 Horas
Prazo para conclusão do curso: 30 dias após início do curso.
Entidade Formadora: Edkid
Condições Gerais de Utilização
Política de privacidade
Objetivos da Formação: Permitir aos formandos o desenvolvimento das competências comunicativas definidas no nível A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
No final deste curso de formação, os formandos deverão ser capazes de:
- Compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante, etc.);
- Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais;
- Descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
Objetivos específicos da formação:
Ao longo do módulo de formação, os formandos desenvolverão as seguintes capacidades comunicativas:
- Utilizar fórmulas de delicadeza simples e correntes para se dirigir a alguém, cumprimentar pessoas, pedir licença, agradecer e desculpar-se, etc.;
- Distinguir elementos pertencentes aos registos formal e informal da língua;
- Fazer e responder a convites, aceitando ou recusando;
- Dar e solicitar informações de âmbito pessoal;
- Dar e solicitar informações sobre a família;
- Descrever sumariamente o local onde vive;
- Descrever a sua formação;
- Apresentar o seu percurso profissional;
- Responder a questões simples e reagir a declarações simples, numa entrevista;
- Descrever experiências e vivências pessoais (últimas férias, por exemplo);
- Referir as ações da sua rotina diária;
- Efetuar uma compra simples, indicando o que pretende e perguntar o preço;
- Efetuar transações simples em correios ou bancos;
- Pedir uma refeição;
- Obter informações sobre viagens e uso de transportes públicos;
- Situar e situar-se espacialmente;
- Obter informações simples e não especializadas num posto de turismo;
- Pedir às pessoas para repetir;
- Reconhecer o assunto principal de uma notícia objetiva na televisão, quando acompanhada por suporte visual;
- Combinar encontros;
- Discutir com outras pessoas o que fazer, onde ir e os preparativos necessários a fazer;
- Exprimir opiniões e sentimentos;
- Expressar acordo ou desacordo;
- Apresentar sugestões e/ou conselhos;
- Comparar objetos, lugares, pessoas e hábitos;
- Compreender cartas pessoais curtas e simples;
- Escrever cartas pessoais muito simples (para agradecer alguma coisa, pedir desculpas a alguém, etc.);
- Escrever, em termos simples, uma carta de apresentação com informações de carácter pessoal (família, escola, emprego, passatempos);
- Entender tipos elementares de cartas e faxes rotineiros (pedidos de informação, encomendas, confirmações, etc.) acerca de assuntos que lhe sejam familiares;
- Encontrar informação concreta em textos simples de uso corrente (anúncios, folhetos, ementas, horários, brochuras, etc.);
- Entender sinais e avisos em lugares públicos, tais como orientações, instruções, avisos de segurança;
- Descrever um acontecimento por escrito, em termos simples;
- Escrever textos simples sobre aspetos da sua vida diária (pessoas, lugares, emprego, escola, família, passatempos);
- Anotar mensagens simples;
- Utilizar palavras que indiquem a ordem cronológica de acontecimentos (primeiro, então, depois, mais tarde, etc.).
Conteúdos Programáticos:
- Expressões de delicadeza nos contactos sociais;
- Formas de pedir permissão;
- Casa;
- Tarefas domésticas;
- Família;
- Vida profissional: profissões/percurso profissional;
- Educação: percurso escolar, áreas de estudo, materiais escolares;
- Atividades de férias e de lazer/Viagens;
- Rotina diária/ Hábitos (ações frequentes em diversos momentos do dia);
- Saúde e desporto;
- Compras e vendas;
- Ida ao restaurante;
- Transportes;
- A cidade: espaços, serviços, organização, etc.;
- Avisos e sinalizações comuns e locais públicos;
- Direções/indicações;
- Cultura, cinema, música, livros;
- Descrição de lugares;
- Aparência/descrição de pessoas;
- Características psicológicas/ de personalidade;
- Pertences pessoais;
- Cumprimentos/felicitações para épocas festivas/dias especiais;
- Atendimento telefónico;
- Expressões que permitam referir gostos e preferências;
- Formas de apresentar sugestões e opiniões;
- Expressões de tempo e de frequência;
- A comparação.
Metodologia Formativa
- Formação em formato e-learning (totalmente a distância);
- O e-formando pode aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo como restrição o cumprimento da data indicada como data final do curso;
- A formação decorrerá na plataforma de gestão de aprendizagem (Moodle), cujas ferramentas possibilitarão o ambiente pedagógico favorável à formação a distância;
- Ao longo do período de funcionamento do curso, o formando tem a possibilidade de efetuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo tutor/formador responsável, para os guardar no seu computador ou imprimir;
- No final de cada módulo, existe uma atividade/teste que terá de ser realizado para o formando poder concluir o curso.
Tutoria
- O e-formador/tutor desempenha um papel fundamental como facilitador e mediador da aprendizagem, pelo que prestará um acompanhamento ativo e permanente 24 horas por dia.
- O e-formador terá obrigação de atribuir um feedback ao e-formando e de responder às suas dúvidas no prazo máximo de 48h.
Pré-requisitos
- Acesso a um computador com ligação à internet;
- Um browser (programa para navegar na Web, de preferência o Mozilla Firefox ou o Google Chrome);
Metodologia de Avaliação
- A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala percentual (0 a 100%), tendo em conta a ponderação em cada atividade prática que deverá ser realizada no final de cada módulo.
Certificação
- No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional a todos os e-formandos que concluírem com aproveitamento, desde que realizem todos os trabalhos propostos;
- Os formandos que não obtiveram o mínimo de 50% de aproveitamento final, ou ainda se verifique que não se desenvolveram os trabalhos propostos ao longo da formação, não auferem o respetivo certificado de formação profissional.