

Duração: 50 Horas
Prazo para conclusão do curso: 40 dias após início do curso.
Entidade Formadora: Edkid
Condições Gerais de Utilização
Política de privacidade
Objetivos da Formação: Permitir aos formandos o desenvolvimento das competências comunicativas definidas no nível A1 e A2 do Quadro Europeu Comum de Referência para as línguas.
No final deste curso de formação, os formandos deverão ser capazes de:
- Compreender e utilizar expressões familiares e quotidianas, assim como enunciados muito simples, que visam satisfazer necessidades concretas;
- Apresentar-se e apresentar outros;
- Questionar e dar respostas sobre aspetos pessoais como por exemplo o local onde vive, as pessoas que conhece e as coisas que têm;
- Comunicar de forma simples, se o interlocutor falar lenta e distintamente e se mostrar cooperante.
- Compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de prioridade imediata (informações pessoais e familiares simples, compras, meio circundante, etc.);
- Comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de informação simples e direta sobre assuntos que lhe são familiares e habituais;
- Descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante e, ainda, referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.
Objetivos específicos da formação:
Ao longo do módulo de formação, os formandos desenvolverão as seguintes capacidades comunicativas:
- Saudar e despedir-se formal e informalmente;
- Usar expressões de delicadeza nos contactos sociais, como pedir licença, agradecer e desculpar-se;
- Apresentar-se e apresentar outras pessoas;
- Colocar questões de âmbito pessoal e responder;
- Preencher uma ficha com dados pessoais, como por exemplo o formulário de um hotel);
- Soletrar informações pessoais como nome, morada e nacionalidade;
- Referir atividades profissionais comuns;
- Mencionar os seus passatempos usuais e áreas de interesse/estudo;
- Expressar gostos e preferências;
- Expressar a frequência com que se faz as coisas;
- Referir ações habituais no presente e no passado;
- Falar sobre a família;
- Descrever pessoas, de forma sumária, física e psicologicamente;
- Comparar pessoas ou coisas;
- Perguntar e dizer as horas;
- Seguir orientações escritas, curtas e simples;
- Situar-se no tempo;
- Perguntar por preços, quantidades e qualidades e compreender a resposta;
- Comprar um produto;
- Expressar acordo e desacordo;
- Pedir e dar informações sobre temas/atividades e afazeres do quotidiano;
- Compreender palavras e frases simples em avisos, cartazes e folhetos;
- Ler e escrever mensagens simples e breves em postais;
- Compreender palavras e frases em placas de sinalização;
- Compreender instruções relacionadas com o uso do computador,
- Propor um brinde.
- Utilizar fórmulas de delicadeza simples e correntes para se dirigir a alguém, cumprimentar pessoas, pedir licença, agradecer e desculpar-se, etc.;
- Distinguir elementos pertencentes aos registos formal e informal da língua;
- Fazer e responder a convites, aceitando ou recusando;
- Dar e solicitar informações de âmbito pessoal;
- Dar e solicitar informações sobre a família;
- Descrever sumariamente o local onde vive;
- Descrever a sua formação;
- Apresentar o seu percurso profissional;
- Responder a questões simples e reagir a declarações simples, numa entrevista;
- Descrever experiências e vivências pessoais (últimas férias, por exemplo);
- Referir as ações da sua rotina diária;
- Efetuar uma compra simples, indicando o que pretende e perguntar o preço;
- Efetuar transações simples em correios ou bancos;
- Pedir uma refeição;
- Obter informações sobre viagens e uso de transportes públicos;
- Situar e situar-se espacialmente;
- Obter informações simples e não especializadas num posto de turismo;
- Pedir às pessoas para repetir;
- Reconhecer o assunto principal de uma notícia objetiva na televisão, quando acompanhada por suporte visual;
- Combinar encontros;
- Discutir com outras pessoas o que fazer, onde ir e os preparativos necessários a fazer;
- Exprimir opiniões e sentimentos;
- Expressar acordo ou desacordo;
- Apresentar sugestões e/ou conselhos;
- Comparar objetos, lugares, pessoas e hábitos;
- Compreender cartas pessoais curtas e simples;
- Escrever cartas pessoais muito simples (para agradecer alguma coisa, pedir desculpas a alguém, etc.);
- Escrever, em termos simples, uma carta de apresentação com informações de carácter pessoal (família, escola, emprego, passatempos);
- Entender tipos elementares de cartas e faxes rotineiros (pedidos de informação, encomendas, confirmações, etc.) acerca de assuntos que lhe sejam familiares;
- Encontrar informação concreta em textos simples de uso corrente (anúncios, folhetos, ementas, horários, brochuras, etc.);
- Entender sinais e avisos em lugares públicos, tais como orientações, instruções, avisos de segurança;
- Descrever um acontecimento por escrito, em termos simples;
- Escrever textos simples sobre aspetos da sua vida diária (pessoas, lugares, emprego, escola, família, passatempos);
- Anotar mensagens simples;
- Utilizar palavras que indiquem a ordem cronológica de acontecimentos (primeiro, então, depois, mais tarde, etc.).
Conteúdos Programáticos:
- Saudações e fórmulas de despedida formais e informais;
- O alfabeto;
- Expressões de delicadeza nos contactos sociais (por exemplo: para pedir licença, agradecer, desculpar-se...);
- Nacionalidades e nomes de países e de algumas cidades;
- Morada;
- Profissões comuns;
- Passatempos/atividades de lazer e ocupação de tempos livres;
- Áreas de estudo/disciplinas;
- Expressões que permitam exprimir gostos e preferências;
- Expressões/ tempos verbais que permitam exprimir ações no passado e no presente;
- Dias da semana, meses, estações do ano e datas;
- Expressões de tempo;
- Expressões de frequência;
- Família: graus de parentesco;
- Descrição física e psicológica de pessoas;
- Cores;
- Vestuário;
- Partes do corpo humano;
- Números;
- Horas;
- Moeda e preços;
- Quantidades;
- Palavras e expressões que indiquem o tamanho;
- A comparação;
- Léxico relativo à casa: divisões e mobiliário;
- Alimentação: comida e bebidas;
- Rotinas diárias/ atividades quotidianas;
- Léxico relativo à cidade: locais da cidade;
- Transportes;
- Léxico relativo a indicações (dar uma direção): localização e orientação espacial;
- Expressões de lugar;
- Atividades de férias;
- Léxico relativo à compra de alguma coisa: ida a um restaurante, a um café, à farmácia ou a uma loja;
- Avisos e sinalizações comuns e locais públicos;
- Computador;
- Expressões usadas para propor um brinde;
- Expressões de delicadeza nos contactos sociais;
- Formas de pedir permissão;
- Casa;
- Tarefas domésticas;
- Família;
- Vida profissional: profissões/percurso profissional;
- Educação: percurso escolar, áreas de estudo, materiais escolares;
- Atividades de férias e de lazer/Viagens;
- Rotina diária/ Hábitos (ações frequentes em diversos momentos do dia);
- Saúde e desporto;
- Compras e vendas;
- Ida ao restaurante;
- Transportes;
- A cidade: espaços, serviços, organização, etc.;
- Avisos e sinalizações comuns e locais públicos;
- Direções/indicações;
- Cultura, cinema, música, livros;
- Descrição de lugares;
- Aparência/descrição de pessoas;
- Características psicológicas/ de personalidade;
- Pertences pessoais;
- Cumprimentos/felicitações para épocas festivas/dias especiais;
- Atendimento telefónico;
- Expressões que permitam referir gostos e preferências;
- Formas de apresentar sugestões e opiniões;
- Expressões de tempo e de frequência;
- A comparação.
Metodologia Formativa
Tutoria
Pré-requisitos
Metodologia de Avaliação
Certificação