E-Formador e Moodle
Este curso destina-se a Formadores, Professores e outros profissionais da área da educação/formação que pretendam desenvolver e converter e-conteúdos adequados e eficazes para cursos em e-learning.
Duração: 50 horas
Prazo para conclusão do curso: 30 dias após início do curso
Condições Gerais de Utilização
Política de privacidade
- Módulo 1: Sessão de Imersão Inicial – Apresentação de Objectivos, Princípios, Procedimentos e Práticas – (2h)
- Conhecimento da Rede Formativa – Formador, Formandos, Coordenadores de Plataforma, Secretariado Electrónico, Entidade Organizadora.
- Apresentação dos Objectivos do Curso.
- Apresentação da Plataforma.
- Inscrições Electrónicas na Plataforma.
- Jogo Pedagógico Online – Ice Break de Imersão na Plataforma de E-Learning
- Módulo 2: O sistema de e-Learning : conceitos e perspectivas – (6h)
- O Conceito de EAD e perspectiva histórica do e-learning
- Vantagens e desvantagens do e-learning
- Modelo organizacional (cadeia de valor) e dimensões de um ambiente de e-Learning (LMS, LCMS, VLE, PLE)
- O Modelo Pedagógico na Perspectiva (Blended Learning)
- Os FCS - Factores Críticos de sucesso do e-learning
- Trabalho Individual / Grupo
- Módulo 3: Conhecimentos , capacidades e atitudes do e-Formador – (8h)
- O perfil (VBP) e as competências (KSA) do e-formador
- Os FCS – Factores Críticos de Sucesso da e-moderação
- Netiqueta: Princípios e Recomendações para comunicar através da internet
- Trabalho Individual / Grupo
- Módulo 4: Animação e Dinamização de Grupos de Formação Online – (9h)
- As Redes – Nº de Canais, Indicadores de Coesão
- Técnicas de Gestão de Projectos em Rede
- Monitorização, Avaliação do Desenvolvimento da Rede Formativa
- Trabalho Individual / Grupo
- Módulo 5: Princípios de aplicação dos Instrumentos e Funcionalidades do ambiente Moodle – (11h)
- Princípios e Práticas de um curso e-learning
- Concepção de conteúdos para e-learning
- O Ambiente de Aprendizagem Moodle
- Funcionalidades das Plataformas na perspectiva do e-Formador
- Módulo 6: Conceção de Projeto de Mini-Curso (12h)
- Criar e configurar Cursos
- Adicionar novos recursos (Etiquetas, Páginas de Texto, Páginas Web, Multimédia)
- Adicionar Actividades (Fóruns, Trabalhos, Lições, Glossários, Testes, Referendos, Bases de dados …).
- Conceção do Projeto de E-Learning – Mini-Curso
- Execução do Curso: E-Conteúdos, E-Monitoria e E-Avaliação
- Módulo 7: Apresentação – Projeto de Mini-Curso – (2h)
Objetivos Gerais
O Curso de Formação de E-Formadores e Moodle tem como objectivo ajudar os professores/formadores/tutores/ a conceptualizar, planear, monitorar e avaliar projectos de cursos de E-Learning na perspectiva de E-Formador promovendo o envolvimento, criatividade, motivação e aprendizagem, por parte dos e-alunos/e-formandos.
Objetivos Específicos
- Proporcionar aos futuros E-formadores uma experiência fundamental como E-formandos, percebendo as potencialidades das Plataformas de E-Learning de forma criativa e eficaz;
- Habilitar os profissionais para a importância da preparação e planeamento rigoroso das acções de Formação Online e na utilização das ferramentas de criação de conteúdos e actividades do Moodle;
- Problematizar os aspectos relativos à e-Tutoria em Rede: Gestão da Motivação, e-Moderação de Fóruns e Chats, Interactividade e utilização de Métodos Activos e Colaboração;
- Conceptualização, planeamento e Projectos de conteúdos, monitoria e avaliação de Cursos a ministrar em regime de E-Learning no papel de E-Formador
- Simular o desempenho de funções de e-tutoria, incluindo a criação de um mini curso, a moderação de fóruns e chats e a troca de experiências com os outros participantes/mini cursos.
Metodologia Formativa
- Formação em formato e-learning (totalmente a distância) com duração total de 50 horas;
- O e-formando pode aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da noite, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo como restrição o cumprimento da data indicada como data final do curso;
- A formação decorrerá na plataforma de gestão de aprendizagem (Moodle), cujas ferramentas possibilitarão o ambiente pedagógico favorável à formação a distância;
- Ao longo do período de funcionamento do curso, o formando tem a possibilidade de efetuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo tutor/formador responsável, para os guardar no seu computador ou imprimir;
Tutoria
- O e-formador/tutor desempenha um papel fundamental como facilitador e mediador da aprendizagem, pelo que prestará um acompanhamento ativo e permanente 24 horas por dia;
- O e-formador terá obrigação de atribuir um feedback ao e-formando e de responder às suas dúvidas no prazo máximo de 48h.
Pré-requisitos
- Acesso a um computador com ligação à internet;
- Um browser (programa para navegar na Web, de preferência o Mozilla Firefox ou o Google Chrome);
- Este curso não exige qualquer conhecimento prévio do tema.
Metodologia de Avaliação
- A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala percentual (0 a 100%), tendo em conta a ponderação em cada atividade prática que deverá ser realizada no final de cada módulo.
Certificação
- No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional a todos os e-formandos que concluírem com aproveitamento, desde que realizem todos os trabalhos propostos;
- Os formandos que não obtiveram o mínimo de 50% de aproveitamento final, ou ainda se verifique que não se desenvolveram os trabalhos propostos ao longo da formação, não auferem o respetivo certificado de formação profissional.