MODELAÇÃO 3D E PROPRIEDADES DE SUPERFÍCIE (3D Studio)
Este curso visa adquirir formar profissionais aptos para desenhar, conceber e implementar soluções de design para media digitais, com recurso às ferramentas técnicas adequadas e à metodologia do
design.
Duração: 50 Horas
Prazo para conclusão do curso: 60 dias após início do curso.
Entidade Formadora: Edicad, Computação Gráfica e Imagem Lda.
Condições Gerais de Utilização
Política de privacidade
Programa
MODULO 1 - Iniciação e Conceitos Básicos – 8h
MODULO 2 - Modelação 3D – 30h
MODULO 3 - Propriedades de Superfície – 12h
O bjetivo geral
• Este curso tem como principal objetivo dotar os participantes de conhecimentos
técnicos básicos e intermédios no uso das tecnologias de desenho assistido por
computador, usando corretamente o 3DStudio Max.
• Identificar e aplicar métodos e conceitos de modelação em 3D. Desenvolver modelos
e ambientes, mecânicos e orgânicos, para integração em produtos multimédia.
• Conceber modelos 3D aplicando corretamente as técnicas de mapeamento com os
respetivos materiais e texturas.
Objetivo Específico
O aluno no fim deste módulo deverá saber manusear o interface do programa
conhecendo devidamente a maioria do uso das ferramentas, menus, painéis, objetos
e configurar o layout de forma ajustada.
• Entender o conceito de viewports, objetos 3D, painel de comandos e controlos de
visualização.
• Saber usar os comandos de atalho no uso do interface
• Saber usar as ferramentas de selecção e transformação – transformações
geométricas: (escala, rotação, translação). Conhecer e manusear a função do sistema
de coordenadas.
• O aluno deverá entender a função das ferramentas de operacionalidade para efetuar
cópias e instâncias de objetos.
• Deverá conhecer a diferença entre primitiva standard e complementares, manusear
sólidos paramétricos, e editar os seus parâmetros.
• Aplicar Operações Matemáticas Booleanas para Modelação de objetos 3D
• Compor objetos pelo método da Modelação a partir de formas 2D
• Modelação com modificadores de forma
• Modelar objetos pela técnica da Modelação Poligonal Direta
• Aplicar materiais (cores básicas)
• Compreender os conceitos de Ambient, Diffuse, Specular e sua aplicação
• Trabalhar com mapas de opacidade, Apha
• Criar materiais complexos -texturas (bitmap) e sua aplicação em objetos 3D
• Utilizar os materiais Multisub-Object corretamente com os respetivos canais
identificadores
• Criar e aplicar materiais Blend
• Criar e aplicar materiais compostos
Metodologia Formativa
• Formação em formato e-learning (totalmente a distância) com duração total de 50
horas;
• O e-formando pode aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora do dia ou da
noite, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo como restrição o
cumprimento da data indicada como data final do curso;
• A formação decorrerá na plataforma de gestão de aprendizagem (Moodle), cujas
ferramentas possibilitarão o ambiente pedagógico favorável à formação a distância;
• Ao longo do período de funcionamento do curso, o formando tem a possibilidade de
efetuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo
tutor/formador responsável, para os guardar no seu computador ou imprimir;
• No final de cada módulo, existe uma atividade/teste que terá de ser realizado para
o formando poder concluir o curso.
Tutoria
• O e-formador/tutor desempenha um papel fundamental como facilitador e mediador
da aprendizagem, pelo que prestará um acompanhamento ativo e permanente 24
horas por dia.
• O e-formador terá obrigação de atribuir um feedback ao e-formando e de responder
às suas dúvidas no prazo máximo de 48h
Pré-requisitos
Pré-requisitos
• Possuir conhecimentos básicos de edição de imagem e modelação 3D;
• Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador com ligação
à Internet (preferencialmente de banda larga, como o ADSL) e um browser
(programa para navegar na web), como o Internet Explorer, o Google Chrome ou o
Firefox.
• Pode aceder ao curso a partir de qualquer computador (por exemplo, em casa e no
escritório).
• Não necessita de instalar quaisquer programas no seu computador para poder
aceder ao curso, no entanto, no início do curso deverá ainda assegurar o acesso ao
programa 3DStudio Max com o apoio do formador, através da versão demonstrativa.
Metodologia de Avaliação
• A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala
percentual (0 a 100%), tendo em conta a ponderação em cada atividade prática
que deverá ser realizada no final de cada módulo.
Certificação
• No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional a todos os
e-formandos que concluírem com aproveitamento, desde que realizem todos os
trabalhos propostos;
• Os formandos que não obtiveram o mínimo de 50% de aproveitamento final, ou
ainda se verifique que não se desenvolveram os trabalhos propostos ao longo da
formação, não auferem o respetivo certificado de formação profissional.