Objetivos gerais:
- Sensibilização para a problemática das necessidades educativas especiais;
- Aumentar a capacidade de identificação de crianças com necessidades educativas especiais;
- Adotar comportamentos mais eficazes na intervenção junto de crianças com necessidades educativas especiais
Objetivos Específicos:
O curso visa dotar os formandos de capacidades nas seguintes linhas de ação:
- Saber os conceitos de deficiências, incapacidades e necessidades educativas especiais;
- Identificar crianças portadoras de Autismo, Hiperatividade e Sobredotação;
- Saber estratégias de intervenção para crianças com NEE
- Saber como lidar com crianças com diferentes tipos de NEE’s (Autismo, Hiperatividade, Sobredotação e Trissomia 21);
- Perceber o que é e a importância de uma escola inclusiva;
-Desenvolver competências e estratégias para alunos/as com Dislexia, Disgrafia, Disortografia e Discalculia.
Conteúdos Programáticos:
Tema 1 INTRODUÇÃO AO TEMA NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS (NEE)
- Definição de conceitos: deficiências, incapacidades e necessidades educativas especiais
- Necessidades Educativas temporárias e Necessidades Educativas permanentes
Tema 2 DEFICIÊNCIAS SENSORIAIS
- Deficiência Visual
- Deficiência Auditiva
- Deficiência múltipla
Tema 3 PERTURBAÇÕES DO ESPETRO DO AUTISMO
- Características das perturbações do Espetro do Autismo
- Evolução do conceito e principais características
- Etapas de desenvolvimento: sinais de alarme
- Estratégias de intervenção
Tema 4 PERTURBAÇÕES DE HIPERATIVIDADE E DÉFICE DE ATENÇÃO
- Características das perturbações de Hiperatividade e Défice de Atenção
- Problemas relacionados com a patologia
- Estratégias de intervenção
Tema 5 TRISSOMIA 21
- Perspetiva histórica da Trissomia 21
- Características físicas das crianças com Trissomia 21 e patologias associadas
- Desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e psicomotor das crianças com Trissomia 21
- Estratégias de intervenção educativa
Tema 6 A SOBREDOTAÇÃO COMO NECESSIDADE EDUCATIVA ESPECIAL:
- Conhecer, identificar e intervir no ensino regular
Tema 7 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
- Dislexia
- Disgrafia
- Disortografia
- Discalculia
Tema 8 INCLUSÃO DAS CRIANÇAS COM NEE’s NA ESCOLA
Tutoria
- O e-formador/tutor desempenha um papel fundamental como facilitador e mediador da aprendizagem, pelo que prestará um acompanhamento ativo e permanente 24 horas por dia.
- O e-formador terá obrigação de atribuir um feedback ao e-formando e de responder às suas dúvidas no prazo máximo de 48h.
Pré-requisitos
- Acesso a um computador com ligação à internet;
- Um browser (programa para navegar na Web, de preferência o Mozilla Firefox ou o Google Chrome);
Metodologia de Avaliação
- A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala percentual (0 a 100%), tendo em conta a ponderação em cada atividade prática que deverá ser realizada no final de cada módulo.
Certificação
- No final do curso será emitido um Certificado de Formação Profissional a todos os e-formandos que concluírem com aproveitamento, desde que realizem todos os trabalhos propostos;
- Os formandos que não obtiveram o mínimo de 50% de aproveitamento final, ou ainda se verifique que não se desenvolveram os trabalhos propostos ao longo da formação, não auferem o respetivo certificado de formação profissional