

Duração: 16 Horas
Prazo para conclusão do curso: 30 dias após início do curso.
Entidade Formadora: Conclusão, Estudos e Formação, Lda.
Condições Gerais de Utilização
Política de privacidade
Enquadramento:
A aprovação do Referencial de Competências-Chave para a Educação e para a Formação de Adultos e do Catálogo Nacional de Qualificações permite o alargamento dos cursos EFA até ao nível secundário, ao mesmo tempo que promove uma maior integração das ofertas de educação e formação, tendo em vista a dupla certificação, escolar e profissional. Para atingir estes objectivos, os cursos EFA estruturam-se em percursos flexíveis de formação, definidos a partir de processos de reconhecimento e validação de competências, realizados nos Centros Novas Oportunidades. Neste sentido, justifica-se investir na qualificação de formadores e mediadores EFA que possam contribuir para a necessária eficiência e eficácia do processo.
Objectivos:
Pretende-se estabelecer uma base sólida de conhecimentos teóricos e práticos que permita uma adequação das competências dos formandos as necessidades do mercado na área dos cursos de Educação e Formação de Adultos. Neste sentido, no final da formação os formandos devem atingir os seguintes objectivos pedagógicos:
- Enquadrar os cursos EFA na oferta formativa do Sistema Educativo Português;
- Descrever as características do modelo identificando os seus objectivos, as suas virtualidades e contexto de aplicação;
- Operacionalizar os métodos, técnicas e instrumentos, bem como as formas de avaliação das aprendizagens e validação dos conhecimentos e competências.
- Caracterizar o Perfil do Mediador, identificando as competências exigidas no actual quadro normativo.
Conteúdos Programáticos
Básico e Secundário;
Diferenças e Semelhanças entre os cursos EFA e o RVCC;
Destinatários;
Enquadramento Legal dos cursos EFA.
O Referencial de competências chave;
O RVC como metodologia operacional do modelo EFA
Estrutura dos Cursos EFA;
Temas de Vida;
Portfólio Reflexivo de Aprendizagens (PRA);
Constituição da Equipa Técnico-Pedagógica;
Dossier Técnico Pedagógico.
Perspectiva andragógica da aprendizagem
Princípios da educação de adultos
Modelos e modos de aprendizagem
Técnicas e Métodos de aprendizagem
Instrumentos de avaliação:
a) Balanço de competências;
b) Portefólio de competências
Competências e capacidades;
Competências psico-sociais;
Competências técnicas e pedagógicas;
Prática simulada/Trabalhos Prático
Metodologia Formativa
Ficha informativa