

ATRIBUIÇÃO DE 10 UC’S PARA RENOVAÇÃO DE CÉDULAS de TEF e DT.
Curso reconhecido
Duração: 50h
Prazo para conclusão do curso: 30 dias após início do curso.
Entidade Formadora: Conclusão
Condições Gerais de Utilização
Política de privacidade
PROGRAMA
Módulo 1 – Planeamento e gestão estratégica do negócio em desporto
a) Enquadramento da indústria desportiva e do fitness;
b) - Análise e tendências do mercado;
c) - Princípios fundamentais da gestão;
d) - Áreas de intervenção da gestão;
e) - Diferenciação entre gestão tradicional e gestão estratégica;
f) - Relação entre o planeamento e gestão;
g) - Gestão estratégica à luz da metodologia Balanced ScorecCrd;
h) - Identidade corporativa e definição da missão, visão e valores organizacionais;
i) - Ferramentas de apoio à estratégia (SWOT, PEST e mapas estratégicos);
j) - Definição de objetivos estratégicos para o negócio;
k) - Construção de indicadores de mensuração/avaliação dos objetivos estratégicos;
l) - Princípios da gestão de produtos/serviços desportivos;
m) - Técnicas de gestão de instalações e equipamentos desportivos/fitness;
n) - Aspetos fundamentais na construção, apetrechamento e manutenção de instalações desportivas;
o) - Etapas e procedimentos na elaboração do plano de negócios;
p) - Tipologias de controlo e métricas de avaliação da performance e sucesso do negócio;
q) - Empreendedorismo e inovação;
r) - Direito do desporto/fitness/piscinas.
Módulo 2 – Gestão financeira e orçamental de organizações desportivas
a) O Investimento como Elemento Diferenciador;
b) Estratégias de Negociação com Mercado Bancário e Fornecedores de Serviços;
c) Criação de Cenários e Projeções Económico/Financeiras e Respetivas Análises;
d) A Elaboração de Orçamentos e Ciclos Orçamentais;
e) Identificação e Diferenciação das Fontes de Receitas e de Proveitos;
f) Identificação e Diferenciação das Fontes de Despesa e de Custos;
g) A Elaboração da Demonstração de Resultados e a sua Análise;
h) Conceção de Indicadores Articulados de Gestão Financeira e Orçamental;
i) A Definição de Targets/Objetivos Financeiros/Contabilísticos;
j) Análise da Performance Financeira;
k) Definição de Rúbricas de Despesas Fixas e Variáveis;
l) Registo e Controlo de Consumos;
m) Definição e Cálculo do BEP de Exploração;
n) Cálculo do Payback do Investimento.
Módulo 3 – Gestão de marketing e gestão de clientes
a) Conceitos de marketing estratégico, operacional, relacional e digital;
b) Princípios fundamentais do marketing no desporto e principais tendências/inovações;
c) Definição de estratégias de marketing;
d) Estudos e análises de mercado;
e) O marketing-mix e a atitude de marketing;
f) Política e definição de preço de produtos e serviços;
g) Etapas na elaboração do plano de marketing;
h) Posicionamento e segmentação do negócio;
i) O ciclo de vida de um produto e/ou serviço desportivo;
j) A importância dos novos produtos/serviços para a cadeia de valor do negócio;
k) estratégias de CRM na relação com o cliente (gestão da relação com os clientes);
l) Análise dos canais de marketing/comunicação digital;
m) A gestão da equipa comercial;
n) Angariação de contactos/prospects;
o) A comunicação nas vendas;
p) O processo de venda;
q) Análise das personalidades dos prospects (DISC);
r) Estratégias e técnicas de retenção de clientes;
s) Estratégias no fecho de venda.
Módulo 4 – Gestão da qualidade e gestão das actividades desportivas
a) Princípios fundamentais da gestão da qualidade;
b) Normas em vigor na observância da qualidade nos serviços desportivos;
c) Identificar e potenciar a cadeia de valor do serviço prestado;
d) Estratégias de satisfação e retenção do cliente através da qualidade;
e) A elaboração de questionários de avaliação da qualidade dos serviços;
f) Medição da satisfação dos cientes através de instrumentos e técnicas de avaliação;
g) Elaboração de relatórios de comunicação dos resultados da qualidade/satisfação.
h) Técnicas de gestão de eventos e atividades desportivas;
i) Estratégias de rentabilização dos espaços;
j) Criação de procedimentos e Check-Lists para organização de aulas e eventos;
k) A criação dos mapas de atividades e eventos;
l) Elaboração do plano anual de atividades.
Módulo 5 – Gestão operacional e gestão do capital humano
a) Princípios fundamentais da gestão operacional;
b) Identificação e quantificação de colaboradores por áreas funcionais;
c) Definição dos horários de funcionamento da instalação;
d) Elaboração dos mapas e horários dos colaboradores;
e) Elaboração dos mapas de aulas;
f) Elaboração e controlo dos procedimentos internos por áreas funcionais;
g) Estratégias para a resolução das contingências do dia-a-dia do negócio;
h) Introdução à gestão de equipas;
i) A liderança como processo agregador;
j) Introdução ao coaching como instrumento ao serviço do sucesso organizacional;
k) Gestão do capital humano – o ativo mais importante das organizações;
l) Processos de recrutamento e seleção de colaboradores;
m) Elaboração dos descritivos funcionais;
n) O sucesso das equipas pelas estratégias de motivação;
o) Gestão dos talentos e promoções internas;
p) Sistemas de avaliação de desempenho;
q) Estratégias integradas e sustentadas de incentivos aos colaboradores.
Objetivos específicos
a) Identificar e compreender o enquadramento normativo específico e geral que regula a actividade;
b) Implementar eficazmente as acções de selecção, de avaliação, de motivação e liderança de recursos humanos;
c) Elaborar e controlar um sistema administrativo eficiente e eficaz às necessidades dos clientes e dos seus colaboradores;
d) Dinamizar produtivamente os espaços, tendo em consideração critérios de qualidade e segurança assim como as necessidades e interesses dos seus clientes;
e) Monitorizar um sistema de qualidade esboçado por especialistas;
f) Dominar as ferramentas essenciais do Marketing;
g) Implementar e monitorizar um sistema de gestão orçamental rigoroso.
Metodologia formativa
- Regime de E – learning (sessões síncronas e assíncronas, mediante cronograma definido); - O e-formando terá acesso aos conteúdos da formação a qualquer hora, em função da sua disponibilidade, tendo apenas que cumprir a presença obrigatória nas sessões síncronas, assinaladas em cronograma; - A ação decorre em plataforma de gestão de aprendizagem (moodle), com todas as ferramentas necessárias ao desenvolvimento da ação; - Está prevista a possibilidade de ser efectuado o download de todos os materiais disponibilizados, para uso em PC ou impressão; - No final da formação, será realizada uma averiguação de conhecimentos, de carácter obrigatória (que poderá ser de âmbito de aferição em formato de teste oral/escrito ou de realização de documento/trabalho final).
Tutoria/Acompanhamento
- Acompanhamento ativo e permanente da ação, 24h/dia;
- Dúvidas e esclarecimentos prestados pelo E-Formador num prazo máximo de 48h.
Destinatários
- Atuais ou Futuros Investidores, Proprietários, Administradores ou Gestores de Espaços de Fitness (Ginásios, Health Clubs, Wellness Centers, Piscinas, SPAs e afins);
- Atuais ou Futuros Club Managers, Diretores Técnicos, Coordenadores Técnicos, Gestores Operacionais, Sales Managers, Fitness Managers, Duty Managers, Membership Managers;
- Titulares de Habilitação Académica ou Estudantes em Ciências do Desporto, nomeadamente Educação Física e Desporto; Educação/Populações Especiais; Treino Desportivo/Alto Rendimento; Gestão do Desporto; Gestão de Organizações Desportivas, ou similares;
- Titulares de Habilitação Académica ou Estudantes em Ciências da Saúde, nomeadamente Fisioterapia, Reabilitação, Nutrição, Psicologia, Enfermagem, ou áreas afins;
- Titulares de Habilitação Académica ou Estudantes em Ciências Económicas, nomeadamente Economia e Gestão, ou áreas afins;
- Técnicos Detentores do Título Profissional TEF e/ou DT (Técnico de Exercício Físico e/ou Diretor Técnico, respetivamente);
- Titulares de Cargos Políticos ligados à área do desporto, nomeadamente Autarquias e Juntas de Freguesia que pretendam enriquecer os seus conhecimentos;
- Técnicos Superiores de Desporto de Municípios que tenham, ou venham a ter à sua responsabilidade a gestão de Piscinas e Espaços de Fitness;
- Demais interessados que pretendam realizar o curso a título de enriquecimento pessoal e/ou profissional.
Metodologia de avaliação
- A classificação final no curso resultará da média ponderada, numa escala percentual (0 a 100%), tendo em conta a ponderação em cada atividade prática, que deverá ser realizada no final de cada módulo.
Certificação
- Emissão de certificado de formação profissional (com menção qualitativa e quantitativa) a todos os e-formandos que concluírem a ação de formação com aproveitamento; - Oferta da tradução do certificado do curso em inglês; - Por aproveitamento entenda-se uma classificação final igual ou superior a 50%; - Os trabalhos propostos pela equipa e-formativa deverão ser realizados na íntegra e entregues nos momentos indicados, sendo que a sua não realização ou entrega resultará na impossibilidade de avaliação e certificação do e-formando.